sexta-feira, 28 de agosto de 2009

ADMINISTRAÇÃO DA TAP TEM QUE RESPEITAR O DIREITO À GREVE

A contratação por parte da TAP de uma empresa para desempenho das tarefas a cargo dos trabalhadores em greve consubstancia, neste quadro, um comportamento ilegal nos termos expressamente previstos no artigo 535º do Código do Trabalho.

Comunicado de Imprensa n.º 057/09

EMPRESAS CONTINUAM A NÃO INVESTIR NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL

Usa-se e abusa-se do argumento de que os trabalhadores são mal pagos porque são baixas as qualificações. Mas o que se observa é que, numa parte substancial das empresas não se aposta na formação e continua a não se respeitar o direito individual à formação, que é de 35 horas anuais e abrange todos os trabalhadores.

quarta-feira, 19 de agosto de 2009

O DESEMPREGO COMBATE-SE COM OUTRA POLÍTICA

Os dados divulgados pelo IEFP sobre os número de trabalhadores inscritos nos Centros de Emprego revelam um agravamento generalizado. Há mais 114 907 desempregados que em Julho de 2008 e mais 6 863 que no mês de Junho registados pelos IEFP. Como se verifica, a propalada estabilidade da evolução do desemprego não passa de uma mistificação. Ao contrário do que o Primeiro Ministro afirmou, o combate ao desemprego não passa pelo “sangue frio”, mas pela ruptura com as políticas seguidas.

segunda-feira, 17 de agosto de 2009

MEDIDAS INSUFICIENTES

DESEMPREGO CONTINUA A AUMENTARA
situação de degradação das condições económicas e sociais que os dados hoje divulgados revelam exigem a tomada de medidas efectivas de protecção do emprego, de protecção dos milhares de trabalhadores em situação de desemprego, ao mesmo tempo que deixam claro a necessidade de inversão das opções políticas que vêm sendo prosseguidas em termos de modelo de desenvolvimento económico, conforme proposto recentemente CGTP-IN aos partidos políticos e à sociedade portuguesa

quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Ainda é muito cedo para afirmar que o pior da crise tenha passado

É ainda cedo para se poder afirmar que o pior da crise económica tenha passado, sendo necessário esperar por novos dados estatísticos. As previsões mais recentes, efectuadas pelo Banco de Portugal, apontam para a continuação da crise em 2010, ainda que mais moderada do que no ano em curso.

Comunicado de Imprensa n.º 053/09

AUMENTO DAS MARGENS BANCÁRIAS REDUZ O RENDIMENTO DAS FAMÍLIAS

O aumento que está a ser feito pelos principais bancos das margens bancárias na concessão de crédito à habitação (vulgo “spreads”) tem efeitos nos rendimentos das famílias ao agravar as prestações dos empréstimos. Alguns dos principais bancos, incluindo a Caixa Geral de Depósitos, estão a aumentar a margem aplicada sobre o indexante da Euribor, segundo notícias hoje publicadas na comunicação social (Diário de Notícias). As taxas máximas são muito elevadas aproximando-se dos 3,5% nalguns dos casos.

terça-feira, 4 de agosto de 2009

A CGTP-IN APELA AO PRESIDENTE PARA NÃO PROMULGAR DIPLOMAS

O “Código dos Regimes Contributivos do Sistema Previdencial da Segurança Social” e a “Regulamentação do Regime da Reparação dos Acidentes de Trabalho e das Doenças Profissionais” são dois dos diplomas que o Senhor Presidente da República irá, proximamente, analisar.

segunda-feira, 3 de agosto de 2009

É NECESSÁRIO PROSSEGUIR A VALORIZAÇÃO DO SALÁRIO MÍNIMO NACIONAL

Os últimos dados publicados pelo Eurostat relativamente ao valor do salário mínimo no espaço da União Europeia, mostra que Portugal continua muito afastado da generalidade desses países, situando-se mesmo na cauda (penúltimo lugar, depois da Eslováquia) no conjunto dos países da Zona Euro.