segunda-feira, 29 de março de 2010

Manifestação Nacional de Jovens Trabalhadores

A manifestação de 26 de Março de 2010, promovida pela Interjovem/CGTP-IN, constituiu um dos maiores coros de protesto dos jovens portugueses. Desemprego e precariedade, emprego com direitos e trabalho digno, deram o mote à marcha da juventude que, entre a Praça do Município e o Palácio de São Bento, contestou o poder despótico do engrenheiro Sócrates e da entourage que considera o PEC e as suas medidas como inevitáveis, mesmo que à custa e graças ao sacrifício dos trabalhadores e das mais desprotegidos.

PROGRAMA DE ESTABILIDADE E CRESCIMENTO 2010-2013 - APRECIAÇÃO E PROPOSTAS DA CGTP-IN



•O corte da despesa é dirigido aos grupos sociais mais desfavorecidos e vulneráveis;

•A política de redução do défice público é socialmente injusta;

•As privatizações retiram ao Estado um importante instrumento para o desenvolvimento do país;

•Não existe uma estratégia de desenvolvimento

quinta-feira, 25 de março de 2010

ACORDO LABORAL DAS LAJES União de Sindicatos exige demissão de André Bradford

A União de Sindicatos de Angra do Heroísmo exigiu ontem a demissão do secretário regional da Presidência, André Bradford, acusando este membro do executivo açoriano de “não ter defendido o cumprimento do acordo laboral” da Base das Lajes.
“Face a este cenário e ao acumular de situações sobre esta matéria, o nosso entendimento é que o secretário (regional da Presidência) não tem condições para continuar a exercer as suas funções”, afirmou Vítor Silva, numa conferência de imprensa em Angra do Heroísmo.
O dirigente sindical frisou que “os números divulgados pelo secretário regional na Assembleia Legislativa dos Açores contradizem os divulgados na comunicação social”.
Vítor Silva referia-se a declarações públicas de André Bradford sobre os aumentos salariais dos trabalhadores portugueses ao serviço das forças norte-americanas em anos anteriores, nomeadamente em 1997, cujos valores não revelou ao parlamento regional.
Nesse sentido, considerou que, “ou faltou à verdade na comunicação social ou omitiu dados à Assembleia Regional o que, em qualquer da situações, é grave, descredibilizando-o pessoal e institucionalmente”.
Vítor Silva revelou que vai dar conta da exigência de demissão de André Bradford ao presidente do Governo Regional dos Açores, Carlos César, disponibilizando também aos grupos parlamentares informação sobre as divergências que foram detectadas nos valores divulgados pelo secretário regional.
No encontro com os jornalistas, a União de Sindicatos de Angra do Heroísmo reafirmou que a dívida do destacamento militar norte-americano aos trabalhadores portugueses da Base das Lajes ascende a 16 milhões de euros, rejeitando o montante de 177 mil euros apenas relativo aos anos de 2006 e 2007.

domingo, 21 de março de 2010

O GOVERNO NÃO PODE ILUDIR A REALIDADE: O DESEMPREGO CONTINUA A AUMENTAR

O desemprego aumenta e tem tendência para continuar a subir nos próximos tempos pese embora a limpeza de ficheiros que o IEFP continuamente vem fazendo. O número de desempregados inscritos nos centros de emprego ultrapassou os 561 milhares em Fevereiro de 2010, o valor mais alto de sempre. Perante esta situação, para a CGTP-IN, o que se justifica é o reforço da protecção social e não a sua fragilização, como o Governo defende na proposta de Programa de Estabilidade e Crescimento que apresentou recentemente na Assembleia da República.

Comunicado de Imprensa n.º 014/10

PROGRAMA DE ESTABILIDADE E CRESCIMENTO 2010-2013 - POSIÇÕES DA CGTP-IN



PROGRAMA DE ESTABILIDADE E CRESCIMENTO 2010-2013 - POSIÇÕES DA CGTP-IN



http://cgtp.pt/images/stories/imagens/2010/03/pec2010_13.pdf

quarta-feira, 3 de março de 2010

PCP Açores quer consulta pública ao novo Acordo da Base das Lajes

O PCP/Açores defendeu hoje que o novo acordo laboral da Base das Lajes, na Terceira, deve ser "sujeito obrigatoriamente a uma consulta pública", considerando que o novo texto "legitima incumprimentos" anteriores da parte norte-americana.
"Reiteramos a oposição ao texto do novo acordo laboral da Base das Lajes e consideramos que deve ser objeto de apreciação conjunta pela Comissão dos Negócios Estrangeiros e Comunidades Portuguesas e pela Comissão de Trabalho da Assembleia da República e deve ser sujeito obrigatoriamente a uma consulta pública", afirmou Aníbal Pires, coordenador regional do PCP/Açores.
Aníbal Pires, que falava numa conferência de imprensa em Ponta Delgada, justificou a realização da consulta pública alegando que o processo negocial do novo acordo relativo aos trabalhadores portugueses ao serviço das forças norte-americanas na Base das Lajes "foi sempre enformado pelo segredo e pelo esconder".
"Não existiu uma audição dos trabalhadores e dos sindicatos, nem se envolveram os partidos políticos na região na discussão destas questões. O novo acordo apenas vem legitimar os incumprimentos e deixa em divida entre 13 a 14 milhões de euros dos EUA aos trabalhadores portugueses", afirmou.
O novo acordo laboral, assinado entre Portugal e os EUA em meados de julho, foi aprovado pelo governo português em janeiro, mas terá ainda que ser ratificado pela Assembleia da República.
As consequências sociais da transferência da fábrica da Cofaco do Faial para o Pico mereceram também a atenção do PCP Açores.
Aníbal Pires defendeu que o governo regional tem legitimidade para intervir na questão, tanto devido aos direitos dos trabalhadores envolvidos, como para proteger a economia do Faial.
O PCP Açores declarou ainda positivas, embora tardias e insuficientes, as intervenções do governo regional na Sinaga e na Verde Golfe.
António Gil com agência Lusa

terça-feira, 2 de março de 2010

O DADOS DO DESEMPREGO, EM PORTUGAL, NÃO ENGANAM


O desemprego continua a aumentar em Portugal. Dados do Eurostat divulgados hoje mostram que a taxa de desemprego se situa já em 10,5%, tendo subido mais de 2 pontos percentuais relativamente a Janeiro de 2010, altura em que a taxa de desemprego era de 8,5%. A taxa de desemprego subiu também face a Dezembro em 0,2 pontos percentuais.

OS TRABALHADORES E O PAÍS PRECISAM DE AUMENTO DOS SALÁRIOS E NÃO DO SEU CONGELAMENTO

A decisão do Governo PS\Sócrates de congelamento dos salários dos trabalhadores do Sector Empresarial do Estado à semelhança do que tenta impor à Administração Pública, é desajustada do ponto de vista político, errada do ponto de vista económico e intolerável no aspecto social. A concretizar-se, penalizaria fortemente estes trabalhadores que prestam um importante serviço às populações e não deixaria de ter repercussões na dignificação daqueles que levam à prática tão importantes funções sociais.


O GOVERNO PROVOCA A CRISE OS TRABALHADORES DA FUNÇÃO PÚBLICA É QUE PAGAM

O incidente ontem registado no serviço de atendimento ao público das Caldas da Rainha, do Instituto da Segurança Social, com a grave agressão de um utente a uma trabalhadora daquele Instituto é, fundamentalmente, o resultado da política social de direita, levada a cabo por este Governo e pelos anteriores que tem conduzido a atitudes desesperadas por parte de cidadãos que se vêem confrontados com o desemprego e a falta de protecção social nessas circunstâncias.

Adiada transferência de trabalhadores para o Pico

Adiministração da COFACO enviou cartas aos trabalhadores da fábrica do faial a dar conta de que a transferência para a unidade fabril do Pico só irá ocorrer a 15 de Março.Hoje, a empresa, o Governo e os sindicatos reúnem-se na Horta para avaliar a situação.