segunda-feira, 15 de junho de 2009

MARROQUINOS IMPEDEM REUNIÃO SINDICAL DE SOLIDARIEDADE COM OS SINDICATOS SAHARAUIS

COMUNICADO SINDICAL SOBRE A SUSPENSÃO DA REUNIÃO INFORMATIVA SOBRE O SAHARA OCIDENTAL NA OIT (GENEBRA)

As centrais sindicais organizadoras e participantes na reunião convocada para o dia 11 de Junho, na sede da OIT, em Genebra, para informar sobre a situação dos direitos sindicais, laborais e humanos dos trabalhadores saharauis no Sahara Ocidental, declaram:
1- A reunião tinha carácter de sessão informativa informal, portanto não era oficial, e era aberta aos representantes dos trabalhadores convidados pelos organizadores. Na reunião, representantes do sindicato saharaui UGTSARIO e duas pessoas vindas expressamente dos territórios do Sahara Ocidental ocupados por Marrocos iam dar informações sobre o tema.
2- Desde o início da reunião um numeroso grupo de pessoas, supostamente da delegação do Reino de Marrocos à Conferência Anual da OIT, começou a levantar-se, a gritar e a interpelar agressivamente os representantes saharauis e os restantes assistentes, impedindo que a reunião se realizasse apesar da intervenção dos elementos da segurança da OIT.
3- Por respeito à instituição que nos acolhia, e de acordo com os responsáveis da mesma, decidimos cancelar a reunião.
4- Lamentamos profundamente e rejeitamos com toda a firmeza o exemplo de intolerância e falta de respeito pelos direitos humanos fundamentais, o direito à liberdade de opinião e de expressão de ideias, de que fizeram gala os que impediram que a reunião se realizasse. Tendo em conta que entre os que tiveram esta atitude havia representantes do governo de Marrocos, deveriam explicar como se compagina a sua atitude com a respectiva proposta política para que os saharauis vivam pacificamente sob a soberania de Marrocos.
5- Continuaremos a defender no futuro os direitos do povo saharaui, reconhecidos pelas Nações Unidas, começando pelo direito a que os representantes dos trabalhadores e a opinião pública mundial sejam informados de que os direitos laborais, sindicais e humanos são violados no Sahara Ocidental.
Genebra, 11 de Junho de 2009
CGIL (Itália), CGTP-IN (Portugal); CGT (França); UGTA (Argélia), CTC (Cuba), CSDL (San Marino), CCOO, UGT, CIG y ELA-STV (Espanha) e Organização para a Unidade Sindical Africana (OUSA)

Sem comentários:

Enviar um comentário