segunda-feira, 2 de novembro de 2009

EM 2008, AS DIVIDAS À SEGURANÇA SOCIAL JÁ ATINGIAM 3.738 MILHÕES €, EVIEIRA DA SILVA PREPARAVA UM GIGANTESCO PERDÃO DE 3.006 MILHÕES €

A sustentabilidade financeira da Segurança Social depende também da cobrança das dívidas à Segurança Social, até pela dimensão dos valores em causa.
Neste estudo, Eugénio Rosa, utilizando apenas dados oficiais (Conta da Segurança Social de 2008 que acabou de ser publicada, e Relatórios do OE 2005-2009) mostra que as divida tem aumentado muito nos últimos anos, portanto durante o período de Vieira da Silva, contrariando a ideia que a propaganda oficial tem procurado fazer passar perante a opinião pública.

Para além disso, e como se mostra também no estudo, Viera da Silva, preparava um gigantesco perdão de divida tendo para isso constituído mais de 3.000 milhões euros de Provisões, o que determinaria prejuízos financeiros elevados para a Segurança Social, pois seriam devidas que não seriam cobradas. Seria mais uma razão para justificar no futuro novas pensões baixas, aumentos insuficientes de pensões, milhares de desempregados excluídos do acesso ao subsídio de desemprego.

Sem comentários:

Enviar um comentário